segunda-feira, 20 de setembro de 2010

LEITURA DE IMAGENS

Quando se olha para uma obra de arte, vê-se um filme, lê-se um livro, observa-se uma pintura ou escultura,  cria-se na mente uma série de pensamentos  que podem ser diferentes a cada vez que se repete a mesma atividade de ver e observar a obra de Arte. Ao ato de observar e produzir pensamentos novos pode ser chamado de Leitura de Imagem. A Leitura de Imagem de uma obra de Arte  pode ser desenvolvida e incrementada permitindo que o observador consiga uma série de informações e significados enriquecendo seus conhecimentos.
Percebe-se também que cada pessoa, de acordo com seu repertório e seu modo de vida consegue ver o mesmo filme por exemplo, e interpretá-lo de forma totalmente diferente de uma outra pessoa. Além disso, essa mesma pessoa assistindo o mesmo filme no dia seguinte ou em outro momento, produz uma descrição com idéias bem diferentes das que produziu quando o viu pela primeira vez. 
 Afinal, o que é uma leitura de Imagem?  Superficialmente é a observação e análise visual, auditiva, táctil, sensorial e ou através de  outros sentidos de uma obra de arte com a posterior produção de uma análise descritiva.
Em síntese:
         Perceber a obra finalizada, como o resultado do trabalho produzido pelo artista.
         No momento seguinte iniciar uma investigação sobre os meios utilizados pelo artista para produzí-la,
         por último buscar saber a vida do artista, seu contexto social e sua realidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário