O origami deve ser feito em uma superfície plana, lisa e limpa, e suas mãos também devem estar limpas para obter um resultado melhor.
As pessoas interessadas em começar a aprender dessa arte, primeiramente devem aprender a entender os DIAGRAMAS, que são as explicações passo a passo de como fazer um origami.
Existem diferenças nas explicações dadas por cada origamista mas, no geral, eles seguem um padrão, são eles:
Parte colorida do papel desenhado de cinza. Geralmente utilizamos papéis com um lado colorido e o outro lado branco, e queremos que o origami fique colorido, certo?
Os lugares onde o papel deve ser dobrado são simbolizados de duas maneiras diferentes: Com um traço pontilhado = dobra “em vale” ou “para baixo” Com o padrão “traço, ponto, ponto” = dobra “em montanha” ou “para cima” A direção para onde o papel deve ser dobrado são indicadas com setas. O símbolo de dobrar e desdobrar (dobras feitas apenas para marcar o papel) é feito de duas maneiras: |
E marca no papel é representada com um traço contínuo, como representada acima (a grossura e a cor variam). Existe também o símbolo de zoom, que é feito da seguinte maneira: Símbolo para abrir o modelo no local indicado: Símbolo de afundar o papel no local desejado (normalmente chamado de open sink): Símbolo de girar 45 graus(ou outros ângulos) E o de virar para o outro lado do modelo: E por último, o símbolo de repetir os passos anteriores. (repetir passos de 4 a 7) Pronto. Agora você pode começar a ver e entender os diagramas. Utilize um papel que deixe as dobras bem firmes. Existem lojas que vendem papéis já cortados em quadrados (lista de lojas), mas em qualquer papelaria você pode encontrar o papel espelho, uma ótima opção para iniciantes. Procure experimentar vários tipos e escolher o que se adequa mais ao seu gosto. Boas dobras! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário